Grupos no Facebook para blogueiros

minha sem filtros
Antes de tudo, não é vitimismo, é a realidade da exclusão diária que uma pessoa negra sofre em qualquer lugar, até mesmo e principalmente na internet. Todos nós sabemos que há grupos no Facebook para divulgação e interação de blogueiros com blogueiros para blogueiros, porém você já reparou em quantas blogueiras negras existem e o quão não ativas são nesses grupos? Talvez eu esteja nos grupos errados ou não esteja enxergando direito, mas pelo o que eu vejo e ultimamente reparei é que blogueira negra não tem tanta visibilidade do que as brancas. Se eu estiver errada quanto a isso faço questão de que me corrijam, mas com provas de que estou realmente equivocada. 

Tem um grupo em especial que participo e só vejo blogueiras brancas, uma querendo ser melhor que a outra, com 1001 recursos para produzir posts e sempre querendo ser a "diferentona". Sei que quando tu tem um blog tem que postar coisas diferentes que o público quer ver, se interessa, como: tutoriais, moda, beleza, comportamento, entre outros assuntos, particularmente já tentei, mas não adianta fazer algo que não é a minha praia pra agradar gregos e troianos sendo que não é do meu agrado. 

E nesse grupo em questão, não vejo negras fazendo postagens que tenham tanto ibope quanto outras postagens de meninas que acham que estão escrevendo pro "querido diário" delas e escrevem até sobre a comida que deu errado, coisa que não vai acrescentar em nada no grupo. 

Como somos todas blogueiras, um todo, acredito que a cor não deveria interferir em nada e prevalecer o que temos em comum que é a paixão em escrever, porém na prática não é isso o que acontece. Fiz duas perguntas no grupo: "Quantas blogueiras negras tem nesse grupo?" e "Quantas blogueiras ilustram seus posts com negras?", me responderam que eu deveria entrar em um grupo de blogueiras negras que só tinha blogueiras negras, que lá elas postavam e discutiam sobre diversos assuntos inclusive sobre as questões raciais. 

Sinceramente, não achei certo ter que ir para um grupo que é destinado apenas para negras e muito menos a resposta que recebi sobre o assunto. E constato mais uma vez de que o racismo encontra - se em todos os lugares mesmo, sem sombra de dúvidas, resumindo: sai do grupo. Não só por causa do que me foi respondido e também porque fiz alguns posts e ninguém me respondeu, os posts eram relevantes e falavam sobre coisas que serviam para todas. 

Cheguei à conclusão de que onde não me sinto bem, não me tratam bem, devo me retirar, apesar de querer problematizar o assunto no grupo, não consegui, não sou "diferentona", sou blogueira negra e não tenho a mesma visibilidade nesses grupos. Nunca gostei muito de grupos mesmo, em nenhuma rede social e não foi dessa vez que mudei de opinião, estou gostando menos ainda.

O que vocês acham? Tô certa? Tô errada?

Comentários

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    cara, disse mil verdades aí, principalmente na parte em que uma quer ser mais do que a outra. Hoje em dia é assim mesmo, essas gurias que se sentem fazem um blog para mostrar o quão lindo é o mundo delas. Chega a ser narcisista demais.
    Eu posto só o que eu realmente gosto, o que me sinto a vontade. Quando experimento algo que demorei um tempão para comprar (pq junto dinheiro, não sou igual a essas meninas fúteis que compra tudo de uma vez) falo verdadeiramente o que achei, não fico babando ovo por causa de marca tal ou loja tal.
    Você tem que ser você mesma, do jeito que você é, da forma que te convém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também posto o que faz parte de mim, da minha essência, não quero ser famosona, a diferentona por ficar indicando looks e lojas, fazer as pessoas serem mais consumistas, não julgo quem faz isso, só que pra mim não flui. Cada vez que vejo que alguém pensa do mesmo jeito que eu e gosta do que escrevo, fico muito feliz e com a certeza de que não faço posts em vão. Obrigada :D
      Beijo

      Excluir
  2. Eu nutro raiva pra quem é blogueiro por modinha.
    As meninas se matam publicando conteúdo e repostando várias coisas para ganhar fama, e até dinheiro.
    Quero originalidade e representatividade.
    Tô com você!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os novos blogueiros não sabem o que é blogar realmente, a essência, só sabem produzir e produzir conteúdo pra ganhar dinheiro e ser mais famosa, sei que cada um tem objetivos diferentes na vida, mas querer diminuir alguém pra ser, ganhar e ter mais é o fim.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Nati,
    Cada blogueiro tem seu valor independente da cor da pele sabe? Não sei o grupo que você frequentou mas na Liga Blogesfera vejo interação por parte das blogueiras e as pessoas se ajudam. Eu blogo por amor mesmo e não tenho preconceitos com ninguém.
    Se você não se identifica com as pessoas tem que sair mesmo.
    Big Beijos
    Blog LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi nesse grupo mesmo que participei e me disseram tudo isso que relatei no grupo, já me sentia um peixe fora d'água antes e depois que me disseram isso e comecei a me perguntar sobre as negras (os), me senti uma carta fora do baralho, que não fazia parte daquele grupo mesmo. Por isso que resolvi sair de lá!
      Falta discernimento para a maioria das pessoas e não só as blogueiras, temos valores, qualidades e muita coisa boa que precisa ser compartilhada tanto virtual quanto pessoalmente, independentemente de cor, condição social/financeira e crença, ainda temos muito o que evoluir.

      Beijos

      Excluir
  4. Nati, quanto tempo! Foi um prazer ler seu comentário lá no blog e reencontrar seu espaço depois de tanto tempo. Por alguma razão o blog só exibiu o comentário hoje. Se eu tivesse visto antes com certeza já teria vindo aqui.

    Eu vou confessar a você que nesse retorno a blogosfera eu senti muita diferença em relação a antigamente e agora entendo quando as pessoas dizem que sentem falta do jeito de blogar de 2008.. 2010. Acredito que esse seu post reflete exatamente essa situação. As pessoas não postam mais a fim de compartilhar coisas relevantes, experiências que possam ajudar, hoje em dia a grande motivação é patrocínio e web-fama e não o amor pela escrita. Eu não posso falar com propriedade sobre a ausência de blogueiras negras ou a falta de visibilidade em grupos do Facebook, mas como observadora e leitora eu sinto falta delas sim e recentemente procurando looks em sites percebi que não se vê negras e gordas posando, como se elas por alguma razão não pudessem ser consideradas referência em estilo.

    Acho super insensível alguém dizer pra você procurar um grupo só de blogueiras negras, isso é segregação e um blogueiro que se preze, que goste de ler sobre o mundo e respeitar as pessoas jamais faria algo assim. A intenção disso tudo deveria ser justamente integrar e aproximar pessoas pela paixão em comum pela leitura e a escrita. Infelizmente o mundo não é assim, né? Cabe a nós continuar lutando para torná-lo um algum melhor.

    Li seu comentário sobre a ansiedade lá no blog. Eu passei exatamente pela mesma coisa que você. A ansiedade me fazia comer demais e tive vários problemas de saúde decorrentes dela. É difícil acalmar o coração, espero que você consiga. É uma batalha diária contra nossos próprios fantasmas, mas você é forte e vai conseguir lidar com essa situação. Conseguiremos! <3

    Vou aparecer por aqui mais vezes, viu? Um beijo <3

    Sara Alves
    http://zebraconceitual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tempo né?
      Fiquei super feliz quando te reencontrei de novo, achei que tu tinha parado de escrever e que não fazia mais parte da nossa querida blogosfera <3

      A blogosfera mudou muito mesmo, as pessoas não sabem a real essência do blogar, não posso julgar, porque estou cansada de ser julgada o tempo todo, rejeitada entre outras coisas mais, mas as "modinhas" excluem quem não faz parte do mesmo nicho, e isso não se faz.

      Também achei insensível da parte da que falou e de todas as outras que não me responderam em nenhum post, sendo que quando era outra pessoa fazendo post parecido com o meu chovia de comentários, sinceramente não entendo. Fico chateada, apenas!

      Temos que ser forte o tempo todo, mesmo que por dentro estejamos um bagaço, não podemos nos deixar abater, enfrentar e seguir em frente, sempre.

      Vou aparecer no teu também, te espero!
      Vários beijos :D <3

      Excluir
  5. vc tem seu valor , nunca se esqueça disso ♥

    ResponderExcluir
  6. Iiiib Nati!
    Eu super te entendo e concordo com o que vc disse!
    Nós que fazemos parte das ditas minorias sofremos este tipo de preconceito e invisibilidade sim, mas acho que o fato de darmos nossa cara à tapa e insistirmos com os nossos respectivos blogs... escrevendo... debatendo... provocando reflexões, já ajuda nesse combate diário contra tudo o que pode ainda existir de preconceituoso nas pessoas. É um trabalho árduo com certeza, mas queira Deus trará seus frutos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro dia do mês - Uma nova trajetória

Conheça a Custom Necklace

Livre, liberta, liberdade